Direito ou Privilégio?

Notícia publicada ontem, 10/07/2012, no site do Paulopes informa que uma aluna do curso de direito da Univag (Centro Universitário de Várzea Grande), no Mato Grosso, quer ter o “direito” (eu chamaria de privilégio) de não realizar provas aos sábados, pois segue a Igreja Adventista do Sétimo Dia e esta religião ditaria que não se devem fazer atividades nesse dia da semana. Segundo o site de notícias, a estudante “conseguiu uma liminar em relação às provas do primeiro bimestre, mas a universidade entende que a decisão provisória da Justiça não vale para o segundo período“.

Eu tenho pra mim que a própria liminar concedida para o primeiro bimestre é uma decisão absurda, pois como declarou o coordenador do curso de Direito da UNIVAG a aluna foi informada “foi informada de que a carga horária do curso exige que os sábados sejam aproveitados para aulas e provas“; Ora, se ela escolheu fazer parte dessa religião que impede que suas ovelhas façam atividades no sábado, deveria ter escolhido outra faculdade para estudar.

A aluna acusa a faculdade de intolerância religiosa, argumentando que a Constituição Federal respalda o direito à crença. Todavia, esse argumento é completamente falho, uma vez que ninguém está negando a ela o direito de acreditar no que quer que seja; ela pode continuar crendo na fantasia de que o papai do céu dela realmente está dando a mínima para o que ela faz ou não faz no sábado, ninguém está querendo impedí-la disso, porém, é pra mim bem claro que uma instituição educacional não precisa, necessariamente, se dobrar perante as crenças absurdas de pessoas que escolheram estudar lá. Como bem disse o coordenador do curso, a faculdade “não pode privilegiar nenhum estudante tendo como motivo a sua crença, o tratamento tem de ser igualitário“.

Fonte da notícia: http://www.paulopes.com.br/2012/07/adventista-vai-a-justica-contra-escola-laica.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s