Quanta contradição!

Não entendi bem as declarações do arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Sherer, que segundo notícia publicada no site do Paulopes declarou em entrevista ao programa Roda Viva de ontem (26/03) que a retirada de símbolos religiosos (leia-se: crucifixos) dos prédios da justiça gaúcha, determinada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), foi uma “ofensa” à Igreja Católica e que “houve constrangimento”, além de ter sido criado “um problema que não havia”.

Claro que não me surpreenderam esses trechos do que ele falou. Isso já seria esperado de alguém na posição dele, dada outras declarações que vêm sendo proferidas por representantes ou simpatizantes da doutrina católica, inclusive lançando mão de um argumento furadíssimo e extremamente falacioso: que os crucifixos não deveriam ser retirados por fazerem parte da tradição e da história do país. É incrível como conseguem bater nessa tecla defeituosa. Como bem escreveu o Daniel Sottomaior em irônico artigo para o site Sul21 (por favor, só leia se for capaz de identificar ironia em um texto), tradição não é eternidade.

O que me espantou mesmo foi a evidente contradição quando consideramos outras coisas que ele falou sobre o assunto.

Além de ter dito o que está escrito acima, o arcebispo afirmou, segundo a notícia do Paulopes, que “o Estado é laico” (isso é óbvio) e reconheceu que a Igreja não pode “pretender exigir” a presença de seus símbolos nos tribunais (outra obviedade).

Ora bolas, só eu vejo incoerência nessas declarações? Será que o arcebispo, inteligente, estudado e culto como deve ser não percebe a besteira que se tornam suas declarações quando colocadas lado a lado?

Parece-me que há uma venda tão espessa diante dos olhos do arcebispo, provocada pela necessidade de defender a qualquer custo um privilégio de sua organização religiosa, que deve ser difícil para ele não criticar essa decisão do TJRS, mesmo que não tenha qualquer argumento válido para a crítica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s