Alface contra a dengue

Não, este não é um texto que vai levantar um mito relacionado aos poderes do suco de alface no tratamento da dengue.

Na verdade, estou escrevendo apenas para divulgar uma notícia que vi hoje de manhã no Bom Dia Brasil da Rede Globo.

Uma parceria entre UnB, Embrapa e Fiocruz levou ao desenvolvimento de uma técnica inédita no Brasil: parte do gene do vírus da dengue foi injetada no DNA de cloroplastos de alfaces. O resultado da técnica é um líquido reagente para ser usado nos testes que comprovam se o paciente tem ou não a doença.

Segundo o pesquisador Tatsuya Nagata, do Departamento de Biologia Celular da UnB, é necessário “ter alternativa para o diagnóstico da dengue”, uma vez que “atualmente o antígeno é preparado pela injeção em cérebro de camundongos”, o que leva, consequentemente, ao sacrifício dos animais utilizados. Como argumenta o pesquisador, a inovadora técnica “além de não sacrificar esses animais, tem baixo custo”.

Como foi divulgado no site da UnB:

Nagata defende que a utilização de alface é o melhor custo/benefício. Outros métodos com células de mamíferos, células de insetos, leveduras e bactérias também são utilizados para a preparação de vacinas ou para o diagnóstico de doenças. As plantas aproximam-se mais do sistema do ser humano do que bactérias e leveduras, por isso garantem melhor qualidade. “Utilizar um camundongo, por exemplo, sai bem mais caro e é preciso sacrificar o animal. O ponto positivo é o funcionamento do sistema que é bem semelhante ao do ser humano. Mas as plantas garantem também um bom resultado”, aponta o professor.

É bom ler notícias como essa. A utilização de animais em pesquisa científica deve diminuir com o passar do tempo à medida que novas técnicas, como a citada na reportagem, sejam desenvolvidas. O Consciencia.blog.br, por exemplo, vem já há algum tempo batendo na tecla da necessidade de uma mudança nesse sentido. Recomendo a série “Tortura em nome da ciência“.

Considero essa notícia um belo passo em favor dos direitos dos animais.

Fontes:

Bom Dia Brasil

UnB Agência

Embrapa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s