Serviço de (não)Atendimento ao Cliente

Resolvi dar uma de “Di Vasca” (recomendo o blog dele para ótimas risadas) e publicar uma troca de emails que tive ontem com a construtora responsável pelo o apartamento que compramos, cuja entrega já está atrasada em um ano.

Em resumo: No dia 04/01/2012 levei um requerimento por escrito à construtora solicitando uma visita ao meu apartamento para que nossa decoradora possa medir as paredes do imóvel para começar a fabricar os móveis planejados, para assim já tê-los prontos quando a chave for entregue. A alegação da construtora para negar a visita à obra se baseava em questões de segurança e prevenção de acidentes, mas como esta se encontra em fase final, faltando apenas detalhes de acabamento, entendo não caber mais essa justificativa. Tudo isso foi fundamentado no requerimento que fiz, que pode ser lido neste link. Havia dado um prazo de 10 dias úteis para receber uma resposta oficial e por escrito, e comecei a cobrar, por telefone, a resposta e na terça-feira, 17/01, o SAC da empresa me informou que iria enviá-la por email. Na quarta liguei de novo pois ainda não havia recebido, e me deram a mesma resposta. Como a resposta não foi enviada, liguei novamente ontem (quinta), e me garantiram que enviariam até o fim do dia.

Recebi o email abaixo às 16:20h:

Prezado Sr. Alex, boa tarde!

Conforme informações repassadas através de contato telefônico, venho reiterar ao dizer que a previsão de término de obra é repassada pelo setor de engenharia prevê o mês de janeiro, tanto quanto solicitação de vistoria por parte da Prefeitura para emissão de habite-se.

Ressaltamos, que a entrega das unidades aos clientes liberados pelo setor financeiro, ocorrerão após emissão de certidão de Habite-se, pela prefeitura e entrega da área comum ao sindico constituído.

Gostaríamos ainda de informar que todas as medidas possíveis estão sendo tomadas e não estamos medindo esforços para que seja realizada o quando antes a entrega do residencial, onde a senhora adquiriu sua unidade.

Certos de podermos contar com a sua compreensão, colocamo-nos à disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos que se fizerem necessários.

Desde já pedimos desculpas pelos eventuais transtornos causados.

Cordialmente,SAC
Relacionamento com Clientes

Viram que beleza? Utilizaram uma resposta padrão que não tinha absolutamente NADA a ver com o que solicitei no requerimento. E sei que essa mesma resposta já havia sido enviada a outros condôminos que perguntavam sobre a entrega da obra. Ou seja, não só NÃO responderam o que requeri, como se valeram do péssimo hábito de reciclar uma resposta patética já utilizada em outras ocasiões.

Diante disso, enviei o email abaixo (todos os destaques constam como foram colocados no email, com os nomes omitidos):

Prezado “SAC”,

Há pouco mais de 10 dias úteis fiz um requerimento por escrito solicitando agendamento de visita ao meu apartamento para que minha decoradora pudesse medir os cômodos para a fabricação de móveis planejados. Esse requerimento foi recebido em mãos e registrado no sistema pela funcionária xxxxxxxxxxxxxxxx. Entrei em contato telefônico por três vezes com esse SAC (na terça, na quarta e hoje, quinta) cobrando a resposta oficial e por escrito para o meu requerimento, e nas três vezes fui informado por três funcionários diferentes que receberia um documento com tal resposta por email, e estou esperando até agora o envio do documento. Esse email padrão que vocês acabam de me mandar não têm absolutamente nada a ver com o que solicitei. Como aparentemente não posso confiar na competência ou na capacidade cognitiva das pessoas que me atenderam, envio novamento o requerimento escaneado em anexo.

Reitero que estou exigindo uma resposta formal e por escrito acerca do requerimento entregue no SAC em 04/01/2012 (anexo a este email).

Informo que caso não receba esse documento escaneado por email até o fim do dia de hoje, quinta-feira, 19/01/2012, estarei presente na sede dessa construtora amanhã, sexta-feira, 20/01/2012, às 09:00h, e só sairei com o referido documento em mãos.

Att.,

Alex Rodrigues do Nascimento

Pelo menos acho que meu email surgiu efeito, pois às 19:16h recebi o email abaixo.

Prezado Sr. Alex, boa noite!

Em resposta a seu questionamento, temos a informar que sua solicitação foi repassada ao setor jurídico para formalização da resposta, dentro dos termos apresentados.

Vale ressaltar que sua solicitação foi negada para atendimento imediato, e que o setor de engenharia esta verificando a viabilidade de um preposto para acompanha-lo em visita na próxima semana.

Peço então a gentileza de que aguarde posicionamento por parte do setor de engenharia, tanto quanto resposta formalizada.

Certa de sua compreensão, permanecemos à disposição para esclarecimentos.

Cordialmente,

SAC
Relacionamento com Clientes

Dessa vez eles escreveram coisa com coisa… não sei se meu requerimento será aceito. Ainda acho que eles tentarão arrumar uma desculpa (esfarrapada) para negá-lo. Mas, como já tenho uma ação na justiça correndo contra eles, é mais uma peça no quebra-cabeça.

3 Respostas para “Serviço de (não)Atendimento ao Cliente

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  3. INFELIZMENTE SOU MAIS UM ENGANADO PELA “MAIOR CONSTRUTORA DA AMÉRICA DO SUL”.
    ALÉM DO ATRASO ENORME DE MAIS DE UM ANO NA ENTREGA (PORTO DA PONTA -SANTOS – SP) AGORA CONVIVEMOS COM OS VAZAMENTOS QUE A MESES NOS ASSOMBRAM. ASSOMBRAM POIS NOSSOS MOVEIS ESTÃO TODOS SENDO DESTRUÍDOS PELA UMIDADE E CONSEQUENTEMENTE O MOFO GERADO. ESTAMOS A QUASE UM ANO MORANDO LÁ E OS VAZAMENTOS DOS ANDARES SUPERIORES, NÃO SANADOS, ESTÃO DESCENDO E COMPROMETENDO OS APTOS ABAIXO, ASSIM, GASTOS COM MANUTENÇÃO SÃO COMUNS ENTRE TODOS OS MORADORES E O DESCASO DAS EQUIPES DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA OU MELHOR A INCOMPETENCIA DESTES É AINDA MAIOR.
    A CONSTRUTORA POR SUA VEZ NOS IGNORA E SEQUER RESPONDE OS EMAILS QUE ENVIAMOS A FIM DE AGENDARMOS A VISITA DA EQUIPE PARA AO MENOS VERIFICAR O QUE ACONTECE.
    A JUSTIÇA QUE É LENTA DEMAIS AINDA É A MELHOR MANEIRA DE NOS FAZERMOS ESCUTAR, PORÉM, APENAS POUCOS BUSCAM ESTES RECURSOS.

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