MPF entra com ação contra Datena e Band

O pior é que tem gente que gosta do programa do cara.

Há alguns meses, o Sr. José Luiz Datena resolveu ampliar sua “verborreia” e provocou um alvoroço pela web, em especial em sites direcionados ao ateísmo, agnosticismo, ceticismo, secularismo, etc. É, foi toda aquela babaquice de, em rede nacional, desfiar declarações exrtemamente preconceituosas, vinculando ateus com criminalidade. Lembrou?

Eis que o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo ajuizou uma ação contra o apresentador e a TV Bandeirantes para que haja a exibição de uma mensagem de retratação de declarações ofensivas aos ateus durante o programa Brasil Urgente.

Segundo o autor da ação, o procurador Regional dos Direitos do Cidadão Jefferson Aparecido Dias, o apresentador emitiu declarações preconceituosas contra pessoas que não compartilham seu modo de pensar e a emissora “descumpriu a finalidade educativa e informativa, com respeito aos valores éticos e sociais da pessoa, prestou um desserviço para a comunicação social, uma vez que encoraja a atuação de grupos radicais de perseguição de minorias, podendo, inclusive, aumentar a intolerância e a violência contra os ateus”.

Em nota, o procurador afirma que “O apresentador e o repórter ironizaram, inferiorizaram, imputaram crimes, ‘responsabilizaram’ os ateus por todas as ‘desgraças do mundo’”. Ele considera que foi desrespeitada a proteção constitucional à liberdade de consciência e crença.

Segundo o MPF a TV Bandeirantes possui concessão pública e não pode ser usada para disseminar preconceito, seja ele qual for.

Ficaremos de olho.

3 Respostas para “MPF entra com ação contra Datena e Band

  1. Como diria meu sobrinho de dois anos, “bem fei-tô!”

  2. Ou minha sobrinha de 8:
    “Tomou?”

  3. Ou minha neta de 16 anos: “Quem fala o que quer, aguenta o que não quer”!
    E eu digo: Demorô!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s