Vozes contra a intolerância

Eis abaixo um ótimo post publicado por Robson Fernando no blog Arauto da Consciência, que autorizou a reprodução de modo a alcançar cada vez mais pessoas.

************************

Preconceito na TV e luta pelo respeito aos ateus: a hora é essa

por Robson Fernando
fonte: Arauto da Consciência

As ofensas proferidas pelo apresentador José Luiz Datena contra nós ateus no último dia 27 foram um capítulo mais na triste história da intolerância religiosa no Brasil. Mas, pensando melhor, esse mal pode, quem sabe, ter vindo para um bem maior. Me refiro à oportunidade de ouro que estamos tendo agora para nos mostrarmos à sociedade e derrubarmos o preconceito que, latente ou explícito, grassa na altamente teísta população brasileira.

Seu Datena acabou fazendo o favor de tirar do underground e trazer à tona a intolerância existente contra pessoas desprovidas de fé religiosa, mostrando ao Brasil inteiro que ela é forte, tanto quanto a homofobia, e faz parte da mentalidade de muitos cristãos. Até esse auge da ira preconceituosa dele, a ateofobia quase não era comentada na sociedade, o discurso do respeito às diferenças praticamente ignorava os ateus enquanto minoria discriminada, enquanto os debates sobre a homofobia e o racismo se mantinham em alta.

A atitude dele “ensinou” em rede nacional que não existe no Brasil uma verdadeira “democracia interreligiosa” a abraçar com igualdade e harmonia todos os credos e não-credos, assim como a “democracia racial”, por sua vez de forma racional, também foi sendo relegada a mito pelos sociólogos desde meados do século 20.

Os defensores brasileiros dos direitos dos homossexuais aproveita(ra)m o momento de secularização da cultura, a expansão das facilidades da Era da Informação e as manifestações do preconceito cristão para começar a desafiar o conservadorismo intolerante da sociedade e mostrar-se pessoas dignas, benignas e merecedoras integrais de direitos, angariando cada vez o respeito e simpatia dos heterossexuais.

Agora é nossa vez. O estopim aconteceu. Estamos expostos para o Brasil. Os ateus, ainda que por um acontecimento que não se desejava, agora têm muitos holofotes voltados para si. E grande parte da sociedade nos olhando, na expectativa de como nos comportaremos, se corroboraremos a argumentação do apresentador ou a reduziremos à mentira discriminatória. É a nossa chance de mostrar à população mal-informada que os formadores de opinião ateofóbicos como Datena e muitos padres e pastores estão errados, que somos pessoas do bem, dignas, orientadas por uma ética válida, e que queremos respeito incondicional de todos aos nossos direitos humanos e constitucionais.

Precisamos juntar os ateus mobilizados, membros de ONGs ou não, que não optaram por ignorar ou baixar a cabeça, para compor uma massa de mobilização nacional, para dizer ao Brasil que também sofremos preconceito e violência – seja ela verbal, psicológica ou física – e, assim como todas as demais minorias, não aceitamos essa situação. Falemos aos quatro ventos que queremos ser respeitados tanto em nossa dignidade como no nosso direito de não crer em deuses.

Façamos algo, comecemos nossa luta, para sermos enfim incluídos no discurso do respeito às diferenças. E, agora que estamos expostos para a sociedade, com refletores em cima de nós, a hora é essa para que esse algo seja feito. Ações judiciais contra Datena por preconceito, calúnia, injúria e difamação; campanha nacional de conscientização; impulsionamento da militância ateísta pró-tolerância… De alguma forma, ajamos.

Uma resposta para “Vozes contra a intolerância

  1. Sou ateu, ex-cristão. Lembro como era frequentar igrejas e acreditar em tudo aquilo. E lembro também como eu, adolescente, achava os ateus uns ignorantes por não acreditarem numa força maior. Esse preconceito velado que havia em mim me faz entender em parte que sejamos, os ateus, mal vistos de alguma forma. Mas nada disso justifica essa discriminação pública. Absurdo o que esse apresentador oportunista disse, mas como citou o Robson em seu artigo, é uma oportunidade de ouro para os ateus se posicionarem.
    Abraços a todos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s