Para Além do “bom senso” (ou do “senso comum”)

Trechos retirados de um texto de Homero Ottoni, do link abaixo:

http://bulevoador.haaan.com/2010/02/07/como-o-bom-senso-nos-atrapalha-na-compreensao-da-ciencia-e-do-universo/

“A mecânica quantica provoca nossa mente ao apresentar eventos que não tem causa, e não tem limites. Flutuações quanticas no espaço vazio criam, e destroem, partículas, sem nenhuma causa ou possibilidade de previsão. Isso deixa nossa mente primata aflita, confusa, incomodada. Mas para a mecânica quantica, ou melhor, para o universo, isso é irrelevante. Se é assim que as partículas são, então é assim que elas são.”

Os milagres de cura, por exemplo, devem ser avaliados dessa forma, em relação a chance de alguém se curar, não deste ou daquele indivíduo determinado se curar. Mesmo os que creem em milagres sabem disso, e ninguém considera um milagre um paciente de resfriado que se cura, mas um paciente de câncer terminal aparentemente sim. Entretanto, é o número de curas que importa nessa avaliação. Praticamente toda doença tem o que se chama de taxa de regressão natural, quando o próprio corpo descobre uma forma de vencer o problema.”

Mesmo um evento estatisticamente improvável, mas não impossível, como o surgimento de uma primeira molécula replicante depende apenas do número de eventos (químicos) e do tempo disponível.”

Reflexões deste palpiteiro: Já pensaram na porrada de mitos que esses 3 trechos acima seriam capazes de derrubar, caso as pessoas se abrissem para a possibilidade de pensar além do ‘bom senso’ (ou ‘senso comum’)? Só para ficar em uma análise ‘rasteira’, cito: Surgimento do Universo conhecido, curas médicas “inexplicáveis”, surgimento da vida na Terra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s