Barack Hussein Obama

Leis estaduais e locais decretadas em diversos dos Estados Unidos da América, em vigor entre 1876 e 1965, exigiam que as escolas públicas e a maioria dos locais públicos (incluindo trens e ônibus) tivessem instalações separadas para brancos e negros. Além disso, os negros eram obrigados a cederem seus lugares nos trasportes coletivos para os brancos.

Hoje, dia 20/01/2009, tomou posse o primeiro presidente negro estadunidense, menos de 50 anos após o fim daquelas leis. Só isso já faz deste um dia histórico.

Barack Hussein Obama, filho de pai negro e mãe branca, já veio ao mundo quebrando paradigmas, pois há apenas algumas décadas esse tipo de união era proibida por lei em boa parte dos EUA. Agora, o jovem negro formado em direito, de descendência queniana e que possui um nome do meio de origem muçulmana torna-se o comandante máximo dos EUA.

Não pretendo fazer conjecturas sobre o que representará o governo Obama para os EUA e o mundo, deixo essa tarefa para os sociólogos, cientistas sociais, historiadores, etc, os quais serão muito mais competentes do que eu para isso.

Deixo apenas registrada a esperança de que as coisas mudem radicalmente naquele país e na sua relação com o resto do planeta nos próximos anos, pois acredito que tal mudança seja essencial para o futuro da humanidade. E tendo em vista o seu discurso de posse, acredito poder manter essa esperança por algum tempo.

3 Respostas para “Barack Hussein Obama

  1. Alex,

    você conseguiu o discurso dele por escrito na net?

    E parabéns pela postura. Conheço a história de vida dele antes (fui curiosa durante a campanha) e creio que existe potencial para mudança.

    Aguardemos o livre-arbítrio dele e dos que o rodeiam…

    Bjim,

    Leca

  2. Leca,

    a íntegra do discurso foi publicada no G1:
    http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL964157-16108,00-LEIA+A+INTEGRA+DO+DISCURSO+DE+POSSE+DE+BARACK+OBAMA.html

    Original e traduzido.

    Obrigado pelo comentário.

    bj

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s