BH, o Inverno e os Ipês

Há quinze anos vim morar em BH. Cheguei à cidade em meados de julho e sofri meu primeiro choque, o frio que aqui fazia àquela época era de uma intensidade a qual eu nunca havia experimentado. Recém-chegado do Rio de Janeiro, praguejei muitas vezes contra o clima.

Entretanto, com a chegada de setembro, eis que aparecem os Ipês. Nunca havia visto nada igual. Amarelos, roxos, rosas. Fiquei impressionado com a quantidade de árvores desse tipo em uma cidade de grande porte, enfeitando não só os bairros, mas também o centro da cidade. Foram imagens que ajudaram na minha adaptação a esta cidade, fazendo-me perceber que estava em um lugar muito bom de se viver.

Com o passar dos anos, fui me acostumando ao clima frio do inverno de BH, aprendendo a apreciá-lo. Hoje, prefiro as baixas temperaturas do inverno ao calor das outra estações. Infelizmente não tenho percebido, nos últimos anos, o clima frio e aconchegante do inverno belo horizontino de outrora. Parece estranho falar assim (meio papo de velho), mas percebo uma grande diferença entre a duração e a qualidade do nosso inverno atual e daquele que conheci nos meus primeiros anos como mineiro.

Quanto aos Ipês, não sei se é impressão minha, mas ultimamente vejo-os florescendo cada vez mais cedo. Encontrei alguns, nos últimos dias, já na fase de perder as flores. Percebo que o calor da primavera tem invadido o espaço reservado ao inverno, causando tal precocidade. Parece-me, também, que há cada vez menos exemplares desse símbolo nas ruas de nossa cidade.

Fico imaginando se as futuras gerações ainda terão o privilégio de observar esse tipo de fenômeno no coração de uma grande cidade.

2 Respostas para “BH, o Inverno e os Ipês

  1. Legal ver comentários de um estrangeiro em BH. Sempre digo que temos que ter olhar de turista no lugar onde moramos.

    Aí vão algumas fotos publicadas hoje pra ilustrar: aqui.

  2. Concordo com vc, filhote. E quando eu crescer, quero aprender a minha língua mãe com você! Beijo

Deixe uma resposta

