Por que o preconceito?

Pode parecer inocência, mas até hoje não consegui entender o que provoca o preconceito e a discriminação. Segregação racial, ódio religioso, xenofobia, homofobia… absurdos que assolam o ser humano ao longo da história.

Incomoda-me todo tipo de discriminação, irei, contudo, ater-me neste texto a um assunto que está nas manchetes a algumas semanas: a homofobia. O tema voltou a ser notícia devido ao caso do dois militares gay que assumiram seu relacionamento e à liberação da união entre casais homossexuais na California, este o segundo Estado dos EUA a permitir tal união.

Pretendo discorrer sobre a resistência da sociedade brasileira em aceitar a união civil entre pessoas do mesmo sexo, o que considero uma forma (não muito discreta) de homofobia. Não vejo mal nenhum em legalizar o casamento homossexual, pois acredito que o Brasil, como qualquer país que pretenda ser civilizado, deve garantir a todos os cidadãos a igualdade de direitos. Parece-me que aqueles que são contra a união homossexual tem motivações e argumentos puramente religiosos. E esse tipo de argumentação não pode servir de base para a construção e a evolução das leis em um Estado laico.

Não defendo que as religiões sejam a favor da união entre homossexuais. Se a Bíblia ou o Alcorão instituem a homossexualidade como pecado, deixemos que os fiéis acreditem nessa bobagem, eles têm esse direito garantido. Todavia, deve-se evitar a influência excesiva dos dogmas religiosos nas decisões a serem tomadas por nossos legisladores e juristas.

Já se demonstrou que o homossexualismo está presente em várias espécies do reino animal, por que haveria de ser diferente no caso do Homo Sapiens? Ademais, a Associação Americana de Psiquiatria retirou, em 1973, a homossexualidade da lista de transtornos mentais ou emocionais e a decisão foi seguida por todas as entidades de psicologia e psiquiatria no mundo. Então, não há motivos lógicos para uma sociedade privar alguns de seus membros de certos direitos básicos, os quais deveriam ser garantidos a todos, por causa de sua orientação sexual.

Que tipo de mal pode trazer à sociedade um casal homossexual vivendo abertamente sua união e tendo seus direitos garantidos? Podemos até considerar desagradável ver duas pessoas do mesmo sexo se beijando na rua à luz do dia (ou no escuro da noite). Entretanto, não acho menos ofensivo o beijo apaixonado de um casal formado por um homem feio e uma mulher horrível. Deveríamos proibir as pessoas ditas feias de se casarem? (Perdoem o sarcasmo…).

Acredito, porém, que caminharemos bem no futuro. Pode parecer otimismo exacerbardo, mas acho que ainda verei nosso país seguir o louvável exemplo de outras nações – como Bélgica, Canadá, Espanha e Holanda – em relação à garantia do direito à união matrimonial dos homossexuais. Claro, a médio e longo prazo.

2 Respostas para “Por que o preconceito?

  1. Oi, Alex!
    Gostei muito dos seus textos. Vim ler o do seu aniversário e este me chamou a atenção por eu ser contra qualquer tipo de preconceito.
    Neste texyo, você estava indo muito bem até chegar ao penúltimo parágrafo.
    Aí você se denunciou: escreveu com todas as letras que não é preconceituoso, mas acha desagradável e feio duas pessoas do mesmo sexo se beijando.
    Mas está aí o motivo do preconceito: o incômodo, a repulsa, a aversão, a intolerância dos preconceituosos ao diferente.
    Alguns só escrevem, mas outros acham que devem reagir com violência.
    Repense!
    Um beijo.

  2. Oi Vavaaraújo!!!
    Vou tentar me defender, pois acho que ficou essa impressão mesmo.
    “Podemos até considerar desagradável ver duas pessoas do mesmo sexo se beijando na rua à luz do dia (ou no escuro da noite).”
    Perceba que não me posicionei na frase acima, tudo bem que no período seguinte utilizei a primeira pessoa do singular, mas não foi minha intenção emitir um juízo de valor.

    Expliquei-me bem?

    Obrigado pelo comentário!!!
    Volte sempre!!!
    Beijo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s